Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Descubra o que é a internet 5G, e como essa ela muda a forma como você, provedor de internet, toca o seu negócio com o término do leilão!

Termina o leilão 5G: o que muda?

É notícia recorrente nas mídias que o 5G está chegando. Pois é, não só está chegando como chegou. O recente leilão realizado pela Anatel já abriu de vez as portas brasileiras para o 5G e é apenas questão de tempo até sentirmos os impactos. E você? O seu negócio está preparado para essa inovação?

Você pode até pensar que o 4G nem foi tão impactante assim, e que por conta disso o 5G não fará muita diferença… Mas você está enganado. 

O 5G possui uma velocidade de envio e recepção de informações totalmente nova. É uma velocidade de transmissão de informações absurda. Isso significa, claro, uma internet mais rápida. O detalhe é que isso não afeta somente a maneira como você acessa a internet diretamente.  

Essa tecnologia é especialmente importante para a denominada Internet das Coisas, o que é essencial para o seu negócio. 

  • A Internet das Coisas (IoT)
  • O que muda com o 5G
  • A aplicação do 5G
  • O futuro para as provedoras de internet

A Internet das Coisas (IoT) no seu negócio

Em inglês, Internet of Things (o que gera a sigla IoT). Em uma tradução literal, internet das coisas. Mas o que exatamente é isso? 

Puxando um histórico, conseguimos uma visão mais ampla desse contexto. A internet surgiu em 1969, com o objetivo de permitir uma comunicação facilitada entre laboratórios de pesquisa. Assim, desde a sua origem, o seu principal objetivo foi o tráfego de informações. 

Hoje em dia são muitos os aparelhos que conseguem se conectar à denominada rede mundial de computadores. Porém, na nossa mente as primeiras imagens de aparelho que surgem à mente são o computador e o celular.  

Pois bem. A internet não é limitada a esses dois aparelhos. Ela pode se conectar a outros objetos para compartilhar dados e aumentar a sua performance. Surgem daí as casas e carros inteligentes; a inteligência de máquinas industriais, que permite reconhecer falhas antes que elas causem danos; softwares de monitoramento, entre outros. 

A tecnologia das coisas é esse passo além na nossa forma de enxergar a internet. Mais do que se acostumar a ter acesso à rede pelo celular, é se acostumar a diversos objetos do nosso cotidiano armazenando informações e se tornando cada vez mais eficientes em suas funções. 

Para a indústria, a situação é ainda mais interessante. Conseguir identificar falhas em um maquinário caro antes que o conserto se torne impossível é uma economia absurda para as empresas. Oferecer esse produto para as empresas é uma mina de ouro para quem pode fazer isso. 

O que muda com o 5G? 

O 5G é uma tecnologia que vai trazer um único benefício aos usuários: internet mais rápida. E uma internet mais rápida possui aplicações práticas diversas, com ainda mais diversas oportunidades de lucro. 

Imagine assim: uma empresa que possui uma forma de  monitorar as vibrações de suas máquinas por meio de um software de gerenciamento. Se ocorrer de as máquinas alcançarem um certo grau de vibração, o software vai reconhecer que ali existe um erro e o maquinário tem que ser desligado imediatamente para evitar a quebra da máquina ou algum acidente. 

Quanto mais veloz for a capacidade do software em desligar o sistema, mais seguro é o trabalho e a manutenção das máquinas. O 5G é uma forma de dar maior segurança nessas situações. Oferecer o 5G é uma forma de lucrar com essa demanda no mercado. 

Claro, nenhuma inovação tão disruptiva é isenta de riscos. Você precisa estar bem preparado para o que vai acontecer, pensar em todas as possibilidades. Pois bem, o Quero Internet pode te ajudar a se manter em evidência neste período de mudanças. Para saber um pouco mais sobre isso, acesse o artigo 5g: riscos ou oportunidades para os provedores de internet?

A aplicação do 5G

Para ser aplicado corretamente, então o 5G demanda infraestrutura. Esse é um dos riscos para você, isto é, dono de provedor de internet. Para conseguir competir nesse mercado, então você precisa de um investimento pesado, que lhe permita prestar um serviço de qualidade para o novo consumidor (que vai estar esperando um produto diferenciado). 

O governo também precisa organizar de uma maneira ampla como essa estrutura vai funcionar. Por isso, teve de distribuir as redes de transmissão através de um leilão. A autarquia responsável pelas redes de transmissão no Brasil é a Anatel, e ela já está atuando nesse tema. 

Recentemente foi feito um leilão focado em liberar para as empresas formas de operar em redes de 5G no Brasil. Esse leilão movimentou uma quantia considerável de dinheiro: R$47,2 bilhões. 

Desse valor, somente uma pequena parcela vai para o erário. O Tesouro Nacional vai levar a fatia de 4,8 bilhões de reais, deixando o restante para as empresas que buscam investir na tecnologia e, assim, cumprir o ônus exigido pelo governo. 

Isso porque a Anatel aproveitou o momento para conseguir expandir a disponibilidade de internet no Brasil. A estratégia foi que o governo decidiu impor obrigações às empresas que adquiriram redes de 5G. Elas deverão fornecer internet em algumas regiões selecionadas pelo governo, ainda que essa internet não seja necessariamente de 5G – em regiões mais afastadas ou de difícil aplicação, o governo permitiu o 4G apenas.

Investimento no leilão 5G

Mas elas não terão que tirar apenas dinheiro do próprio bolso para esse investimento. Afinal, a maior parte do dinheiro movimentado no leilão foi direcionado justamente para realizar essa atividade. Foram 42,4 bilhões de reais que ficarão à disposição das empresas para que elas possam investir e cumprir as suas obrigações. 

O leilão já acabou. A primeira empresa que deu um lance vencedor e conseguiu a faixa de 700MHz foi a Winity II. Com isso, ela passou a ter a obrigação de atender mais de mil trechos das rodovias adicionais com pelo menos um serviço de 4G. 

O futuro para as provedoras de internet

O mundo está mudando muito rápido. Então, se o seu negócio depende do provimento de internet, você precisa estar antenado e conhecer as melhores formas de atuar. Nós podemos te ajudar com isso. O primeiro passo pode ser acompanhar um post que já fizemos sobre o tema: Qual a participação dos provedores locais no leilão 5G?

Conheça a Quero Internet

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será visto pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. 

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO