Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Neste texto mostraremos oportunidades e riscos da internet 5G para os provedores de internet. Clique aqui para entender mais sobre o assunto!

5g: riscos ou oportunidades para os provedores de internet?

A internet 5G significa “quinta geração de redes de celulares sem fio”. 

O 3g e 4g trouxeram um nível de conexão concentrado no aperfeiçoamento dos dados móveis. Já o 5G tem como intuito continuar com esse caminho, porém, com uso destinado ao campo da banda larga móvel.

O 5G funciona basicamente transmitindo toneladas de dados, porém com distância mais curta que o 4G, proporcionando maior velocidade e consistência da rede e sinais de conexão mesmo em deslocamento. 

Pensando nisso, a Quero Internet preparou esse artigo para te explicar melhor sobre o 5G e quais as oportunidades e riscos para os provedores de internet. Segue a leitura! 

Internet 5G no Brasil 

De acordo com informações do Ministério de Comunicação do Governo Federal do Brasil, o 5G estará disponível no país até junho de 2022, em todas as 27 capitais. 

O 4G tem o principal direcionamento para pessoas e independente do lugar que esteja – mensagens, áudios, fotos, chamada de vídeo etc. 

Já o 5G tem direcionamento para a indústria, é visto como o que irá revolucionar a vida das indústrias. 

O IDC realizou um estudo para o Movimento Brasil Digital, no qual visa que, com o uso do 5G, será gerado em média US$ 22,5 bilhões entre as empresas (B2B) até 2024, sendo destacada área de Cloud, big data, Internet das coisas e Segurança. 

Oportunidades da Internet 5G para os ISPs

Com a chegada do 5G o país terá grandes oportunidades no mercado de internet, para grandes operadoras e provedores. 

Vejamos abaixo algumas vantagens do 5G. 

Expansão regional 

Como o 5G terá maior rapidez e qualidade de conexão, será possível atender regiões mais distantes, como zona rural ou outras áreas que têm precário acesso à internet. 

Atendimento a diversos nichos 

A internet é essencial para a rotina, e com esses avanços, novas atividades estão surgindo, como cirurgias remotas, que estão sendo viáveis; streamer, que está em crescimento e gerando grande capital; e na área agrícola que poderão trabalhar de forma mais autônoma e conectados, entre outras áreas profissionais.  

Oportunidade de viabilizar a infraestrutura para Redes de Internet 5G

 A viabilização da infraestrutura para redes 5G é outra oportunidade para os provedores pequenos, pois são conhecedores das realidade locais e com isso ofertar suas redes às operadoras por meio de backhaul, para interligar com as small cells. 

Riscos para os ISP 

Mas, mesmo com todos os benefícios do 5G, ele também apresenta alguns riscos ou pontos que podem sofrer melhoria para as oportunidades de negócio dos ISPs. Confira abaixo os principais:

Infraestrutura

O investimento em infraestrutura é um dos principais desafios dos provedores. Pois, será necessário custear equipamentos para modernizar e suportar o 5G. 

Outro ponto é que, por ser uma tecnologia de alta frequência, mas ao mesmo tempo menor alcance, serão necessárias mais antenas e células; e o usuário, que precisará também de equipamentos adaptados para essa nova tecnologia. 

Aumento da concorrência 

O aumento da concorrência é outro ponto considerado risco para os ISPs. Isso porque, com essa nova tecnologia, operadoras telefônicas poderão entrar em um mercado, atualmente, dominado pelos ISPs e atingirem regiões ainda não alcançadas.  

Leilão e os pequenos provedores

A Anatel aprovou em fevereiro de 2021 um edital sobre o leilão do 5G no Brasil. 

Esse leilão tem o objetivo de atualizar o Brasil com uma nova tecnologia de transmissão. 

Para os provedores, será liberado em média 3,5GHz e além disso, o compromisso de investimento é a instalação do backhaul de fibra para lotes regionais e nacionais, para atender municípios com menos de 30 mil habitantes. 

Todavia, essas exigência podem ser fator negativo para os pequenos provedores de internet, já que podem não conseguir atender a capacidade de investimento. 

Entretanto, a junção de pequenos provedores é uma opção para que eles consigam promover o acesso à internet em determinada região, e com essa união, o backhaul será menor, pois cada provedor terá sua própria rede fibra e cumprirá o compromisso de investimento para que possam participar do leilão. 

Iniciativa 5G e a participação de provedores de internet no leilão 

O 5G promete muitas oportunidades de negócio no país, principalmente para grandes operadoras. 

Por isso, a criação da INICIATIVA 5G Brasil. O principal apoio aos provedores de internet no leilão, na qual já tem mais de 300 ISPs preparados para viabilizar um modelo econômico-operacional que atenda às regras da Anatel. 

A Iniciativa 5G constitui uma nova empresa nacional que une grande número de ISPs em todas as regiões do Brasil, e é composta por 16 membros (3 integrantes por região do país) eleitos pelo grupo de participantes para que exerçam essa atividade de forma voluntária. 

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e assim, chegassem aos seus canais de venda. 

Com a Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. 

Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. 

Quer saber mais? Então, acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.”

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO