Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
O 5G está chegando ao Brasil. Seu provedor já está preparado para dar passagem à nova tecnologia? Entenda sobre o leilão do 5G!

Qual a participação dos provedores locais no leilão 5G?

A internet do Brasil vai mudar. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vai realizar o leilão das faixas de frequência para a utilização da tecnologia 5G e então, os interessados na matéria precisam saber tudo sobre o assunto.   

O que é o 5G?

O 5G é a forma evoluída das tecnologias que a antecederam. A grande novidade é que o benefício dele vai muito além da velocidade da conexão. Sendo assim, 5G promete outras revoluções como casas conectadas com objetos e até mesmo cidades inteiramente inteligentes.

Como funciona o 5G?

A tecnologia 5G funciona por meio de ondas milimétricas e apesar disso as faixas de frequência são bem mais altas do que as outras tecnologias já existentes. A atuação se localiza entre 3,5 GHz (Gigahertz) e 26 GHz.

Nessa posição os comprimentos de onda são menores e o alcance é mais curto. Entretanto, a tendência é que sejam desenvolvidos conjuntos de antenas mais compactas de telefonia. 

Essas antenas vão propagar as ondas mais próximas ao solo com o intuito de ampliar a cobertura já que o sinal passa a circular entre uma quantidade significativa de transmissores e receptores ativos. 

Velocidade muito mais rápida

A velocidade do 5G pode alcançar de 1 a 10 Gbps, o que significa um aumento de 100 vezes em comparação à rapidez do 4G. Em outras palavras é uma evolução gigantesca da tecnologia.

O tempo de resposta é mais veloz e apresenta mais estabilidade. Nem todas as vezes a quinta geração de internet móvel vai chegar no ápice da velocidade em todas os testes, mas a melhora de desempenho é com certeza inegável.

Vantagens do 5G 

Quando uma nova tecnologia surge é comum fazermos comparações com o que já existe para verificar se a novidade é realmente boa. Portanto, com o 5G não é diferente. Como é uma novidade pra muitos ainda, preparamos uma lista de vantagens dessa tecnologia em relação as anteriores.

Economia de bateria 

O 5G possibilita um uso mais intenso dos nossos aparelhos celulares tendo um consumo de bateria muito menor. E isso não somente é mais prático pro usuário que consegue mais atividade com uma necessidade reduzida de recarga, mais também é uma ótima alternativa para o meio ambiente.

É menos uso de energia e economia financeira também. O melhor dos dois mundos.

Capacidade de rede

Em comparação com as tecnologias pré-existentes o 5G permite um alto nível de conexão simultânea. Ou seja, será o fim das quedas de rede quando tiver todo mundo conectado no wi-fi. 

Velocidade de conexão

O sonho de internet para aqueles acostumados a jogar e assistir vídeos online. A promessa do 5G é que seja tão veloz que as transmissões não caiam e nem travem. Então, quem já está ansioso por essa realidade? 

Estabilidade da rede 

Conexões em rede com maior capacidade de estabilidade também estão dentro das melhorias esperadas com a chegada do 5G no Brasil. Vamos aguardar! 

O alcance dessa tecnologia e o leilão do 5G

Na teoria parece tudo muito perfeito e tecnológico, mas até onde vai o alcance do 5G?

Já respondendo o questionamento, a abrangência dessa tecnologia funcionará melhor em locais com a estrutura adequada já em pleno funcionamento. Sendo assim, onde essa estrutura ainda não está disponível, a opção anterior de conexão terá um desempenho melhor.

Regiões mais afastadas, como a zona rural, são um campo fértil para a proliferação de usuários de 5G, pela facilidade de erguer antenas e disponibilizar roteadores para a população.

O leilão do 5G no Brasil 

Para operar no Brasil as empresas de telecomunicação e provedores de internet vão precisar participar de um leilão que definirá em quais frequências atuar. Portanto, os detalhes desse certame foram tratados em audiências públicas no ano de 2020. 

Uma característica interessante do leilão do 5G no Brasil é que ele não é considerado arrecadatório. Isso porque os valores angariados terão que ser investidos em base de comunicação e melhorias na conexão dos locais mais afastados. É importante também atender as regiões onde a tecnologia ainda não vai conseguir chegar, preparando o terreno para que o 4G possa ter um melhor desempenho.

Detalhes técnicos: capacidade de backhaul 

As predeterminações do leilão incluem uma obrigatoriedade para quem vencer. Em cidades com menos de 20 mil habitantes será de praxe utilizar backhaul de fibra ótica de 1 Gbps. Acima dessa quantidade de pessoas a exigência sobe para 10 Gbps. 

Seguindo a tendência atual, estimasse que o aumento gradativo da conexão seguirá. Caso venha acontecer, a transição para uma conectividade mais robusta acontecerá de forma natural, sem atropelos. 

Saiba todas as implicações técnicas do leilão no site da Anatel.

Muitos provedores de pequeno porte já estão se qualificando tecnicamente para o leilão que deve acontecer em breve. Enquanto isso, a votação do edital está marcada para 18 de agosto.

Conheça a Quero Internet

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você.

Quer saber mais? Acesse o nosso site e escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO