Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Veja como profissionalizar o seu negócio de provedor de internet por meio de passos de gestão estratégica que vão fazer toda a diferença!

Gestão Estratégica: 4 dicas para o seu provedor!

Um erro comum no mercado de provedores de internet, é não pensar na necessidade de profissionalizar o seu negócio por meio de uma gestão estratégica. Mas fica tranquilo, você não está sozinho.

Segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), a maior parte das empresas que atuam no mercado de fibra óptica no Brasil se enquadra no perfil de pequenos empreendedores que atuam em informalidade.

Os riscos de uma gestão despreparada envolvem todos os setores da empresa e podem gerar descontrole financeiro, desorganização fiscal, fraqueza no planejamento de estoque e o não desenvolvimento da empresa.

Portanto, pensar em gestão estratégica não é um trabalho a mais e sim uma necessidade que o próprio mercado demanda do empreendedor. Afinal, para atuar em um mercado tão competitivo, você precisa obter vantagens sobre os concorrentes mediante a sua profissionalização.

Neste artigo você irá encontrar:

  • O que é gestão estratégica?
  • Fique de olho nos indicadores
  • Planejamento Tributário
  • Atendimento ao cliente e Call Center
  • Treinamentos de equipe
  • Marketing e Publicidade
  • Vantagens de aderir a gestão estratégica

O que é gestão estratégica?

Em síntese, quando falamos de gestão estratégica, estamos falando da elaboração de práticas, comportamentos e rotinas que visam o crescimento e consolidação da empresa, nesse caso, da empresa de provedores de internet.

Sendo assim, a gestão bem estruturada estará consciente do andamento da economia, dos fatores capazes de impactar o seu negócio, bem como questões políticas e tendências de consumo. Tudo isso pensando naquilo que diz respeito ao ambiente externo de sua empresa.

Ao mesmo tempo, ele precisa estar por dentro de todas as necessidades internas, precisa estar atento ao faturamento, aos investimentos e ao manuseio de equipamentos.

Se você não sabe por onde começar, confira essas 5 dicas de como realizar essa gestão de modo eficiente e se destacar na sua região pelo trabalho de excelência.

1. Fique de olho nos indicadores

Você está atento ao comportamento da sua empresa perante o mercado? Tem observado como anda o desempenho, a satisfação dos seus clientes, ou como está a reputação da sua empresa de provedores de internet quando em comparação aos seus concorrentes?

Essas pautas representam aquilo que chamamos de indicadores: demonstrativos de como a sua empresa vem se apresentando e funcionando.

Por vezes, atuar na informalidade leva a gestão a ignorarem os indicadores. Funcionando apenas no automático e fazendo o negócio girar sem sequer pensar sobre as vantagens ou desvantagens possíveis.

Portanto, estabeleça indicadores e comece a registrar o comportamento da sua empresa o quanto antes. Use estes dados para avaliar as estratégias traçadas quantas vezes forem necessárias, até chegar ao resultado desejado.

2. Planejamento Tributário

Agindo no automático, é comum cair no erro de gastar sem um planejamento. Além disso, a empresa pode esquecer os tributos que tem a pagar, gerando o endividamento precoce. E assim, fazendo com que os clientes tenham menos segurança no negócio.

Logo, planeje o quanto antes quais são os impostos a serem pagos, como você pode fazer para garantir os recursos necessários e como você pode pagar os tributos sem que a empresa sinta falta do dinheiro naquele momento.  Evite confusão e pague os seus tributos, sem o risco de juros.

3. Atendimento ao cliente e Call Center

Tem coisa pior que levar horas e horas para resolver um problema? Isso certamente gera frustrações e uma péssima impressão da empresa perante o mercado. Dessa forma, preste atenção ao atendimento e o execute com excelência. Isto é, se esforçando para suprir as demandas do seu cliente e sendo atencioso com as reclamações.

Uma dica é usar sistemas de autoatendimento, ou até mesmo um CRM. Ele irá te ajudar a atender os seus clientes com mais qualidade e assertividade.

3. Treinamentos de equipe

Uma equipe que trabalha bem é uma equipe treinada para lidar com os problemas que surgirem. Por isso, invista na educação da sua equipe e de si mesmo, mesmo que por meio de treinamentos gratuitos oferecidos na internet.

Como resultado, seus colaboradores se sentirão valorizados e seus clientes verão a diferença.

4. Marketing e Publicidade

Da mesma forma, investir no marketing digital também mostra a qualidade e seriedade do seu trabalho. É importante que as pessoas encontrem o seu negócio online para que possam contratar.

Por isso, é imprescindível que o seu ISP esteja presente nas redes sociais. Usando a fim de divulgar promoções e planos e serviços.

Vantagens de aderir a gestão estratégica

Em conclusão, pensar no futuro do seu provedor é pensar na gestão estratégica dele. Então, se você ainda não está convencido, confira os benefícios deste método:

  • Economia: Não será mais necessário gastar com reparos ou danos o tempo todo, pois você estará antecipando muitos, evitando prejuízos.
  • Melhores Decisões: Nada de decisões por pressão por conta de atrasos. Suas decisões serão tomadas com calma, considerando todos os possíveis cenários.
  • Melhor Desempenho: Sua empresa conseguirá ser conhecida pelo bom trabalho e assim conseguir mais clientes.

São muitas vantagens para não considerar implantar a gestão estratégica!

E se você chegou aqui, não se esqueça de conhecer a Quero Internet.

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade.

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa. Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO