Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)

4 formas de medir a satisfação do seu usuário

Já está mais do que claro que a melhor propaganda de um negócio é um cliente satisfeito com os serviços da empresa. Com isso, a satisfação de usuário é um indicador muito importante para garantir uma boa gestão de negócios dos provedores de internet.

Isto porque, os provedores e operadoras de banda larga dependem da fidelidade e recorrência dos seus usuários para acarretar mais receita e se tornar uma referência no mercado. Consequentemente, isso também faz com que o provedor se expanda por mais regiões, de forma mais ágil.

No caso dos provedores de internet, é fundamental que essas métricas sejam sempre avaliadas:

  • Quantos usuários estão divulgando a sua marca?
  • Quantidade de usuários que estão insatisfeitos com os serviços prestados por sua empresa?
  • Quantos usuários tem ou não tem a possibilidade de cancelar o contrato?
  • Quantos usuários tem ou não tem a possibilidade de renovar o contrato?

No entanto, sabemos que não é a tarefa mais simples do mundo fazer uma boa avaliação da satisfação de usuário. Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender 4 formas de medir a satisfação dos seus clientes, com dicas de negócios infalíveis e práticas!

Boa leitura!

Por que a fidelidade do usuário é tão importante para o sucesso do seu negócio?

Há muitos anos que é dito que a melhor propaganda para uma instituição é o “boca a boca”. Isto porque, um cliente fiel é apaixonado por sua empresa e pelos seus serviços oferecidos.

Como consequência disso, ele acaba ampliando a sua receita, aumenta suas chances de contratos novos, se torna usuário dos seus serviços de forma permanente e, naturalmente, é um promotor do seu negócio.

De acordo com o Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2020, metade dos clientes pode mudar para um concorrente depois de passar por uma única experiência ruim com a marca. Além disso, a empresa também revelou que, atualmente, as expectativas dos clientes estão mais altas e a lealdade é passageira.

Diante disso, após passar por várias experiências negativas, cerca de 80% dos usuários poderão cancelar o contrato com a marca e procurar pelos serviços de um concorrente.

Desse modo, a falta da medição de satisfação do usuário pode acabar prejudicando a qualidade dos serviços e do atendimento. Já que, o provedor de internet que não mede o índice de satisfação do usuário, não sabe exatamente em quais setores é necessário fazer melhorias.

Conheça 4 maneiras de medir a satisfação do seu usuário e melhorar sua gestão de negócios

1 – Net Promoter Score (NPS)

O NPS é uma das técnicas mais famosas e utilizadas para medir a satisfação geral do cliente, já que a metodologia é muito confiável e simples de ser aplicada.

Para utilizar o NPS para avaliar a satisfação do usuário, você pode enviar uma pesquisa depois de uma transação ou periodicamente para o seu cliente. A pesquisa é baseada em apenas uma pergunta-chave, como por exemplo: “em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria a nossa marca para amigos e familiares?”.

Conforme a nota dada pelo usuário, a resposta é classificada entre esses três grupos diferentes:

  • Detratores (0 a 6): clientes bem insatisfeitos porque passaram por alguma ou várias experiências negativas com a empresa. Quem está neste grupo faz questão de fazer propaganda negativa da marca;
  • Neutros (7 e 8): clientes satisfeitos, mas que não podem ser tão fiéis assim. Ou seja, se um concorrente oferecer alguma solução mais atrativa que a sua, eles vão trocar sem pensar duas vezes;
  • Promotores (9 e 10): clientes super satisfeitos e são bem fiéis porque estão sempre tendo boas experiências com a empresa.

Em seguida, para calcular a nota do NPS da sua empresa, você precisa utilizar a fórmula seguinte:

NPS = soma dos clientes promotores – soma dos clientes detratores / quantidade de entrevistados

No total, o resultado pode sofrer variação entre -100 e 100, colocando a empresa em uma dessas classificações:

  • Zona crítica: de -100 a 0 pontos;
  • Zona de aperfeiçoamento: de 1 a 50 pontos;
  • Qualidade: de 51 a 75 pontos;
  • Zona de excelência: de 76 a 100 pontos.

O mais recomendado é, óbvio, que o provedor esteja sempre dentro da zona de excelência.

2 – Customer Effort Score (CES)

Diferente do NPS, o objetivo da CES é fazer a medição do esforço do cliente nos momentos em que ele precisou interagir com a marca para solucionar os seus problemas. Já que, quanto maior for a dificuldade que o usuário tiver para resolver problemas, mais insatisfeito ele ficará.

Desse modo, a pesquisa se direcionará para o usuário sempre depois de alguma transação. E a pergunta pode ser assim: “em uma escala de 0 a 5 (sendo 0 para pouco esforço e 5 para muito esforço), quanto de esforço você teve para ter o seu problema resolvido?”.

Por fim, é só calcular a média das pontuações que se adquire para verificar como está o índice de esforço do usuário.

3 – Questionários para melhorar sua gestão de negócios

Diferente dos outros métodos, os questionários são mais alternativos e você pode criar as perguntas que desejar. Podendo, inclusive, adicionar questões de NPS na pesquisa. No entanto, é preciso ter atenção porque o ideal é que as perguntas sejam bem simples e de múltipla escolha, para não confundir e não gerar desânimo para o usuário.

4 – Avaliações virtuais

Por fim, sabe quando o cliente acessa o aplicativo de uma empresa e deixa uma avaliação em forma de estrelinhas? Essa é uma ótima maneira de trazer mais modernidade e praticidade para os seus usuários. Sendo uma excelente maneira de avaliar a satisfação do cliente após acessar alguma ferramenta da empresa, como: redes sociais, comunidades, chat, entre outros.

Conheça a Quero Internet! Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet, o seu ISP será visto pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você.

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz!

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO