Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Nesse artigo vamos te explicar como medir a satisfação do cliente para alcançar as metas estabelecidas pela Anatel. Clique aqui e descubra!

Como medir a satisfação do cliente? Anatel indica mudanças para 2022

A estratégia de mensuração das impressões dos consumidores sobre serviços de telecomunicação feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) vai mudar. O órgão já anunciou três novos indicativos de monitoramento para medir a satisfação do cliente. Além disso, as mudanças entram em vigor a partir do próximo ano.   

Indicadores de acompanhamento

A liberação dos dados das primeiras avaliações de acompanhamento está prevista para o primeiro semestre de 2022. Nessas avaliações, a Anatel vai medir o parecer dos consumidores sobre os serviços de banda larga fixa, bem como telefonia móvel, além de observar a disseminação de dados e informações sobre o setor.

Todas as orientações sobre indicadores de acompanhamento estão presentes no Plano Estratégico da Anatel (2015-2024). Assunto que será abordado mais à frente.

Porque acompanhar o consumidor?

A justificativa da Anatel para manter o acompanhamento dos consumidores é compreender o perfil desses usuários, bem como, observar o relacionamento entre estes e as empresas provedoras. 

A partir dessa perspectiva, a agência reguladora pretende intensificar o controle e as regras aplicadas.

A palavra do consumidor

É de extrema importância manter o canal de comunicação com o consumidor, tanto para ouvir elogios em relação ao serviço, quanto para entender possíveis reclamações. A palavra do usuário tem importância fundamental. 

A Anatel tem consciência disso e por isso, concentra boa parte da fiscalização na experiência que o cliente relata. Então, se a empresa angaria um alto índice de satisfação no relacionamento com seus consumidores, eleva seu score com a agência. 

Conhecendo o Plano Estratégico

O Plano Estratégico da Anatel é um documento no qual constam as diretrizes estratégicas da agência. O texto do plano incentiva o melhoramento das iniciativas do órgão para a conclusão eficaz de sua missão.

Recomendações do Plano Estratégico para medir a satisfação do cliente

O Plano Estratégico estipula algumas metas a serem cumpridas até o fim de 2023, juntamente com objetivos também estratégicos como veremos a seguir.

Democratização do acesso

A ideia é provocar aumento no uso dos serviços por meio da manutenção da qualidade e de preço justo para o consumidor final. 

Sustentabilidade do setor

A implementação desses objetivos também tenciona a criação de competitividade no cenário das telecomunicações. É um mercado que necessita de mais crescimento e principalmente de iniciativas sustentáveis.

Satisfação dos consumidores

Outro direcionamento do plano é elevar a satisfação dos consumidores. Para isso se faz obrigatória a manutenção da dupla qualidade dos serviços + preço justo já citados anteriormente. 

É pertinente também uma ampliação da cobertura, possibilitando a chegada de internet via fibra óptica para 4.883 municípios. Consumidor com acesso é consumidor satisfeito.

Abertura de dados 

Uma última exigência é direcionada às empresas por intermédio da Anatel. Que afirma que 84,87% dos dados coletados estarão disponíveis em formato aberto até 2023. A intenção com esse compartilhamento é incentivar a proliferação de dados e informações setoriais.

Visando garantir o acesso à internet de banda larga para 91% dos lares brasileiros antes do início de 2024, atualizaram as metas e objetivos em junho de 2021.

Como se adequar às exigências para medir a satisfação do cliente?

Com a presença do Plano Estratégico as operadoras de telecomunicações, bem como os provedores de internet possuem desafios bem delineados.

Os principais são o aumento da velocidade média da banda larga, mas também o crescimento da porcentagem de pessoas conectadas na internet.

Velocidade desejada

A reivindicação da Anatel é que a velocidade contratada de banda larga alcance 150 Mb/s nos próximos dois anos. Chegar neste resultado requer das empresas investimento em tecnologia que suporte a inovação.

No caso, deve-se disponibilizar a cobertura de rede de transporte por fibra óptica. 

Mais pessoas conectadas

Quando o assunto é distribuição de banda larga, então a Anatel possui duas pretensões: ampliar a quantidade de domicílios conectados para 57% e elevar a porcentagem da população conectada para 91%, isso tudo até 2023. 

Parece ambicioso? A agência considera metas alcançáveis e por isso, as empresas terão que se esforçar para cumprir com essas recomendações.

Além disso, a Anatel prevê um alcance de 73% nas regiões mais afastadas, beneficiando a zona rural.

Tecnologia versus atendimento  

Investir em melhoria tecnológica e na capacidade de atendimento se mostra como o único caminho para alcançar as metas estipuladas pela Anatel. 

Disponibilizar internet via fibra óptica através de backhaul gera um custo alto e acaba por estimular a competição entre empresas, já que o consumidor vai escolher a que entregar a melhor conexão. 

Ouvir o que esse cliente tem a dizer é parte indispensável do processo. As empresas precisam estar atentas e além disso, precisam promover um diálogo com a clientela. Isso também diferencia a gama de serviços oferecida e se torna atrativo para consumidores em potencial.

A missão primordial da Anatel é regular o setor de telecomunicações, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do Brasil. Obter êxito nessa empreitada exige disciplina, bem como bom desempenho de todos os atores envolvidos no processo.

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. Quer saber mais? Então, acesse o nosso site e escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO