Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Entenda agora o que é um mapeamento de rede e os motivos para investir em um software com essa função! Clique aqui para saber mais!

Motivos para investir em um software de mapeamento de rede

Os softwares de mapeamento de rede são ferramentas utilizadas para observar as conexões entre os aparelhos de uma determinada rede corporativa.

Assim, esses softwares servem para promover melhorias e soluções dos serviços, fornecendo mais infraestrutura para os colaboradores e clientes do provedor de internet.

Por isso, contar com essa tecnologia melhora diversos aspectos do seu provedor, como a gestão de dados, segurança, desempenho do serviço e muitos outros benefícios!

Continue a leitura deste artigo para entender o que é mapeamento de rede e quais são os motivos para investir em um software com essa função!

O que é mapeamento de rede?

O mapeamento é o ato de identificar quais são os elementos que compõem a sua rede e como eles estão ligados entre si.

Assim, você pode observar esse esquema através de um mapa que se apresenta sob a forma de gráfico.

Este mapa apresenta e detalha cada aparelho conectado a sua rede, sendo demonstrados por pontos, ligações, formas geométricas ou outros elementos.

Entretanto, existem vários tipos de mapas, mas há dois que são considerados principais, que são os mapas de rede física e os mapas lógicos.

Os mapas de rede física apresentam a estrutura da sua rede contendo os aparelhos e as conexões entre eles, como cabos, servidores, portas e outros.

Já os mapas de rede lógicos não demonstram dados tão concretos, pois representam a forma como as informações fluem entre os componentes da rede, a exemplo de roteadores, endereços de IP (Internet Protocol) e firewalls.

Embora os dois mapas sejam diferentes, ambos fornecem informações semelhantes e uma boa visualização de todo o serviço.

O objetivo do mapeamento de rede é permitir que os administradores avaliem se o serviço de internet está funcionando da forma que deveria, se a organização está eficiente ou se algum dispositivo da rede está causando problemas.

Mas para realizar esse mapeamento não é preciso utilizar papel e caneta, pois existem várias ferramentas e softwares que fazem essa atividade para você!

Por que investir em um software de mapeamento de rede?

Conforme o tempo passa, a rede de internet e a tecnologia vão evoluindo. Os processos se tornam mais aprimorados e complexos, e um software pode simplificar toda a sua tarefa em meio a tantas funções disponíveis.

O software fornece o mapeamento de rede com uma visualização geral do sistema e uma grande riqueza de detalhes.

Assim, o investimento em um software de mapeamento de rede para os provedores de internet contribui com diversos benefícios para o cotidiano da empresa.

A adoção de um software está entre as dicas mais recomendadas para o crescimento de um provedor de internet.

Pois inclui a otimização do desempenho do serviço, visualização completa da infraestrutura do provedor, melhor segurança de dados e um diferencial frente a outras empresas, confira a seguir!

Mapeamento de rede

Realizar um mapeamento de rede de forma manual pode ser muito complexo, por isso, o software cria o mapa de maneira mais simples e automática!

Os mapas precisam ser dinâmicos, assim como a rede de conexões, que muda a todo instante.

Quando alterações ou erros acontecem, é mais fácil de rastreá-los e identificar novos aparelhos que tenham sido conectados à rede.

Além disso, com esse diagrama completo, é possível visualizar todos os equipamentos conectados, melhorar o suporte e auxiliar em diversos outros aspectos, como veremos abaixo.

Planejamento e boa gestão de dados

Com o mapeamento é possível planejar a expansão da sua rede, prevendo como isso poderia afetar os componentes do serviço e auxiliar na tomada de decisão, graças aos registros de dados reais da sua empresa!

Outro ponto é o desafio para as empresas de processar um grande volume de dados, que aumenta todos os dias.

Então, o software chega para solucionar esse problema, pois conta com uma boa infraestrutura, avalia, processa e armazena uma grande quantidade de informações!

Portanto, tudo isso permite administrar e controlar toda a infraestrutura da rede e aprimora o processo de gestão de dados!

Automação de processos

Tornar os processos automatizados por meio de um software diminui a chance de erros por conta de esforços repetitivos e otimiza o tempo das atividades do cotidiano.

Ademais, por fornecer um mapa completo da rede, é possível realizar conexões de outros equipamentos no serviço de forma manual e editar várias características na ferramenta de acordo com as suas preferências!

Segurança

A segurança de informações é um ponto importante em qualquer campo, principalmente quando lidamos com o espaço on-line, tão sujeito a ataques invasores.

Com o software, a segurança de dados de redes corporativas é reforçada, evitando ataques de hackers por possuir ferramentas que previnem invasões, como autenticações e filtros de IP.

Contudo, você pode identificar conexões ou endereços de IP suspeitos, monitorá-los e até mesmo desconectar os elementos estranhos para que não afete toda a rede!

Solução de problemas

O software ajuda a solucionar problemas de maneira mais eficiente, pois com a visualização gráfica da rede, você identifica as falhas muito mais rápido. 

Ainda, é possível monitorar os aparelhos que compõem o sistema, avaliar o desempenho e identificar a necessidade de manutenção ou substituição dos equipamentos!

E aí? Gostou desse conteúdo da Quero Internet para agilizar os processos no seu provedor? Conheça o nosso site!

Conheça a Quero Internet

A Quero Internet é uma plataforma de busca de provedores para usuários que procuram por esse serviço.

Então, imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda? 

Com a Quero Internet isso se torna uma realidade! Pois o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura!

Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram a sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e os endereços em que buscaram por você!

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz!

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO