Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)

6 dicas para fazer o seu provedor regional crescer!

Qualquer empresa saudável deve traçar uma meta de crescimento anual. No caso de um provedor regional, isso significa aumentar sua base de clientes que assinam seus serviços. No entanto, para isso você precisa de uma rede que seja capaz de suportar o aumento no número de usuários sem que a qualidade do serviço caia em qualquer momento de uso de internet.

Neste texto, abordaremos algumas recomendações para que o processo de expansão de seu provedor possa ocorrer de forma ordenada. Ao implementá-las, as probabilidades de sucesso aumentarão consideravelmente. Você verá que não basta apenas pensar em infraestrutura, mas que também deve contar com o atendimento a outras necessidades de seu usuário.

Ficou interessado? Então, não espere mais e leia tudo agora mesmo!

Quais são as fases de crescimento de um provedor regional?

Se tratando de uma operação que começou do zero, um provedor tem diferentes fases para superar. Isso pode ser percebido ao classificar uma empresa de internet em seu estado inicial como um micro provedor. Nesse momento, há poucos assinantes e provavelmente ainda não existe lucro.

Posteriormente, seguem-se as fases de pequeno, médio e grande provedor. Após isso, apenas uma operação regional pode existir. No entanto, quais são as ações necessárias para atingir esse desenvolvimento, além da dedicação típica do empresariado brasileiro? É isso que veremos a seguir.

Quais são as 6 principais dicas para promover o crescimento de um provedor de internet?

Confira a seguir as principais recomendações para fazer crescer o seu provedor regional.

1. Infraestrutura

É praticamente impossível pensar em crescimento sem assegurar a capacidade de fornecimento de bons serviços. Para um provedor regional, isso quer dizer que antes de captar vários novos clientes, ele deve atentar para a capacidade que a rede atual tem de fornecer uma conexão à internet de qualidade. De nada adianta ter mais assinantes se o serviço prestado é de má qualidade.

Portanto, antes de investir em marketing e ações para aquisição de clientes, certifique-se que sua infraestrutura suporta a entrada de novos membros. Caso o serviço fornecido seja ruim, o cliente não permanece. Isso inclui, por exemplo, a implementação do IPv6, por exemplo. Se constatarem a necessidade de melhorias na rede atual, você deve levantar um estudo acerca da capacidade do caixa do provedor. 

Nesse sentido, também é importante pensar no futuro. Com a internet das coisas, a tendência é que o consumo de internet será cada vez mais intenso, portanto ter uma infraestrutura que atenda essa demanda, será um grande diferencial competitivo em um futuro próximo.

2. Gestão financeira

Para que o tópico anterior faça sentido, é essencial cuidar da gestão financeira do provedor. Sem esse planejamento, uma possível expansão ou melhoramento da rede podem se tornar inviáveis. A razão para isso é o custo dos equipamentos. Eles são elevados e requerem um plano para que o recurso seja despendido.

Assim, vale acompanhar sempre todas as informações financeiras do provedor: entradas, saídas e a saúde do fluxo de caixa. Conciliação bancária também é um processo burocrático extremamente importante para registro de informações financeiras e prestação de contas, algo que exige atenção especial para provedores.Caso você não tenha tanta familiaridade com o assunto, pode contratar pessoas com essa expertise e acompanhá-las de perto. Softwares com módulos financeiros e consultorias especializadas também podem ajudar bastante nesse aspecto do negócio.

3. Carteira de clientes

Agora, chegamos a um ponto que pode ser a alma das dicas apresentadas aqui: a base de clientes. Naturalmente, para um provedor regional considerar que tem crescimento, sua carteira de clientes precisa ter seu número aumentado. Nesse sentido, as ações de marketing são muito bem-vindas e necessárias para que isso aconteça de fato.

Podem ser exploradas as mídias tradicionais, como rádio e outdoors. No entanto, o meio digital é aquele que oferece melhor relação custo-benefício, portanto torna-se algo praticamente indispensável hoje em dia. Investir nessa área com o auxílio de ferramentas qualificadas, costumam ter bastante resultado. 

É importante salientar que para expandir o número de clientes, é necessário ter um planejamento de viabilidade do seu negócio, principalmente se você trabalha com fibra óptica. Nesse sentido, a equipe comercial deve avaliar regiões onde existem maior demanda e potencial de aquisição de novos usuários, considerando o investimento em infraestrutura, homologação, extensão de rede, etc.

Nestes casos, também existem plataformas capazes de te ajudar a alcançar usuários dentro da sua área de cobertura, como a Quero Internet. Um buscador de provedores onde usuários encontram os serviços disponíveis na sua região, aumentando o número de contatos qualificados aos seus canais de atendimento.

Conforme você expande o número de clientes, se faz necessário pensar em investir também em um CRM para registro, análise de dados e organizar os processos de venda, de forma que ele seja escalável.

Porém, vale observar que o serviço ofertado precisa ser de qualidade, pois somente assim é possível garantir a fidelidade do cliente e que ele permanecerá com o provedor por um longo período.

4. Atendimento e suporte

Esse detalhe é essencial para a expansão de um provedor regional. Em se tratando desse modelo de negócios, a forma com que se lida com os clientes têm especial importância, levando em consideração o número de empresas que surgem todos os dias. 

Costumeiramente o usuário não tem uma boa experiência de atendimento ao cliente em solo brasileiro, mas se o seu provedor tiver um suporte qualificado, certamente terá um grande diferencial competitivo. Esse é um fator que – aliado à gestão de inadimplência – é considerado por grandes provedores do brasil como algo extremamente crucial para evitar cancelamentos.

Nesse aspecto, vale destacar alguns pontos importantes em relação ao suporte e atendimento de um provedor: é preciso ter disponibilidade, que no caso de um provedor, significa estar de prontidão (inclusive aos fins de semana). A eficácia conta muito, pois não resolver o problema de um cliente pode levar à sua frustração. Por fim, a agilidade faz total sentido, pois ninguém quer ficar sem o sinal de internet e falhas de hardware podem acontecer a qualquer momento.

O importante é estabelecer uma relação de transparência e ter diretrizes de qualidade no atendimento. Conforme o seu provedor for crescendo, isso será cada vez mais difícil, visto o aumento no volume da demanda. Nesse sentido, quase todas as empresas hoje passam a adotar um chatbot de atendimento nas redes sociais para automatizar alguns processos. Além de ser extremamente mais eficiente e econômico, isso libera tempo dos seus atendentes para focar em casos mais críticos e que exigem uma atenção mais próxima.

5. Custos

Como não poderia deixar de ser, é importante controlar os custos em um processo de expansão. A explicação para isso é fazer com que o capital de investimentos seja mais bem empregado. Assim, é possível crescer mais com menos.

Nesse sentido, vale estudar bem a operação do provedor para entender quais são os gastos que podem ser reduzidos. Otimizar a rota das visitas técnicas ajuda bastante, pois economiza tempo de trabalho e gastos com combustíveis. Despesas administrativas também podem (e devem) ser economizadas, a fim de trazer maior resultado financeiro para o negócio.

Um ponto vital que muitos provedores costumam fazer vista-grossa é na gestão de estoque. Essa é uma área que exige muita atenção, por conta do valor de aquisição dos equipamentos, que sabemos muito bem, que podem ser muito altos em alguns casos. Portanto, fazer o registro e catalogação desses itens será essencial para que você não tenha um estoque obsoleto e que prejudique mensalmente o seu faturamento. Esse controle pode ser feito por planilhas, ou através de um sistema automatizado.

6. Softwares de gestão

Por fim, é preciso que o provedor regional disponha de ferramentas que auxiliem o processo de expansão. Muitas áreas da empresa devem ser acompanhadas nessa fase — e considerar que é possível fazer tudo isso apenas armazenando as informações na cabeça é no mínimo inviável. Para essa situação, vale a pena contar com uma solução sistematizada que pode ser capaz de reunir todos os dados em um único local.

As ferramentas mais completas disponíveis hoje oferecem diversos módulos por meio dos quais é possível fazer um acompanhamento do desenvolvimento de cada setor do provedor. Gestão de clientes, controle de estoque, agendamento de instalações e condições de infraestrutura são apenas algumas das funcionalidades disponíveis em softwares que são voltados à gestão de provedores de internet.

Todo provedor regional que tem o objetivo de crescer precisa seguir algumas recomendações básicas. As dicas dadas neste texto ajudam muito nesse processo e, sem dúvida, faz toda a diferença contar com ferramentas tecnológicas para apoiar esse momento. 

E para ajudar a planejar esta expansão para vocês, A MK Solutions está oferecendo um diagnóstico de crescimento GRATUITO do seu provedor feito por um especialista do mercado. O profissional vai avaliar o status do seu negócio atual, considerando local de atuação, concorrência e potencial de crescimento, e a partir disso, indicar quais ações e processos você pode implementar para alavancar os resultados. 

Ficou interessado? Então clique na imagem abaixo para receber este relatório personalizado!

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO