Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)

Redes neutras: o que são e como usar em meu ISP?

Já tem algum tempo que as redes neutras começaram a entrar em evidência no mercado de telecomunicações. Isto porque, com a promessa de compartilhar a infraestrutura de rede de fibra ótica, isso daria um enorme suporte para que o serviço de 5G comece a funcionar, com bastante agilidade, no Brasil.

Acontece que, produzir uma rede própria de fibra ótica para expandir internet para áreas remotas é complicado, demanda bastante tempo e não é nada econômico.

De acordo com uma pesquisa feita pela TIC Domicílios, que foi divulgada em 2021, 17% dos domicílios de todo o território nacional ainda não possuíam conexão com a internet. E um dos principais motivos para essa carência, é a impossibilidade de distribuição de internet para esses locais, que são mais difíceis de alcançar.

Desse modo, com a necessidade cada vez maior do uso da internet por grande parte das pessoas, as redes neutras surgem como uma solução para fazer com que o 5G chegue ao Brasil e expanda ainda mais a internet para as regiões que não é possível ou inviável.

Por isso, confira a seguir, o que são redes neutras, porquê utilizar em provedores e o que elas têm a ver com o 5G!

Boa leitura!

O que são redes neutras?

As redes neutras referem-se ao compartilhamento de infraestrutura, na maioria das vezes de rede de fibra óptica, entre diversas operadoras ou provedores (também conhecidos como ISPs). Apesar do compartilhamento de infraestrutura não ser mais uma novidade no mercado, o que se destaca nas redes neutras é que, nelas, compartilha-se o segmento da rede que chega até o cliente.

Diante disso, é possível aperfeiçoar investimentos e expandir a competitividade dos serviços de telecomunicações em todo o território nacional. Visto que, os fornecedores de internet podem começar a “locar” a capacidade dessa rede e encobrir uma maior quantidade de cidades, sem ter que investir em rede própria.

Esse modelo de negócio já é consolidado em muitos países ao redor do mundo, e está cada vez mais tomando espaço para chegar ao Brasil.

Com as redes neutras, o serviço de compartilhamento de internet funciona assim: a empresa que é proprietária da infraestrutura abre e distribui sua rede de fibra ótica para que os ISPs e operadoras de banda larga sejam capazes de aumentar suas redes e ampliar sua operação para outros novos mercados, até alcançar o consumidor final.

Dessa maneira, os ISPs e operadoras de banda larga “locam” a sua estrutura e, consequentemente, não tem a necessidade de investir em construções e manutenções de redes próprias. E o melhor, dessa forma, vários provedores e operadoras de internet podem utilizar a mesma rede, sendo mais econômico e rentável.

Já existe alguma empresa de redes neutras no Brasil?

Atualmente, a V.tal é a primeira empresa de rede neutra de conectividade fim que tem o objetivo de atuar em todo o território nacional. Com isso, a instituição tem investido em um modelo para proporcionar a digitalização do Brasil inteiro.

Consequentemente, a estratégia irá ajudar a fazer com que os provedores locais ampliem a sua conectividade. Principalmente no Nordeste, já que hoje a região representa o menor percentual de domicílios com acesso à internet, sendo 79% do país.

Por que utilizar as redes neutras em provedores?

Um dos principais motivos para os ISPs utilizarem as redes neutras, é a possibilidade de aumentar a rentabilização do investimento. E assim, fazer com que a sua rede se amplie para diversas regiões, que até então são vistas como acessos impossíveis ou inviáveis.

Diante disso, os maiores benefícios de utilizar as redes neutras são:

  • Aumento da facilidade e velocidade na ampliação das redes de fibra óptica no Brasil;
  • Aperfeiçoamento de recursos para operadoras, provedores e para a empresa dona da infraestrutura;
  • Além disso, a aplicabilidade de redes neutras também soluciona questões como a ocupação de postes, que é um dos principais problemas que se agravam cada vez mais, a medida em que a rede evolui no país.

Além disso, os provedores locais se beneficiarão de ter ainda mais recursos para chegar nos locais menos favoráveis em suas regiões. Isto porque, a “locação” da infraestrutura que será disponibilizada pela V.tal poderá ser realizada por ISPs de diversos tamanhos e de todas as regiões do país.

Dessa forma, os parceiros poderão optar entre dois modelos: o FTTP, no qual a fibra irá até o poste e o provedor fará a ligação final entre o poste e a residência do usuário; ou o FTTH, onde a fibra ótica irá até a casa do cliente final, inclusive com a instalação realizada pela própria empresa.

O que as redes neutras têm a ver com o 5G?

O serviço de 5G (internet móvel de quinta geração), vai requisitar um fluxo grande de dados em alta velocidade. Com isso, para operar na rapidez que se espera, será preciso o suporte de uma rede vigorosa de fibra óptica, para garantir um bom sustento de todo o tráfego da conexão.

Desse modo, uma empresa de rede neutra como a V.tal, irá ajudar a viabilizar o 5G em todo o Brasil. Isto porque, a instituição disponibiliza infraestrutura suficiente para as principais operadoras de telecomunicações do país. Além também de fazer com que mais de 340 provedores locais alcancem regiões ainda não exploradas.

Além do mais, as redes neutras irão ajudar a agilizar a implantação do 5G. Isso acontecerá porque com essa infraestrutura, a capacidade de rede de fibra óptica fará com que seja distribuída rede de alta qualidade.

Conheça a Quero Internet! Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet, o seu ISP será visto pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você.

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz!

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO