Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)

Melhorias no setor de telecom refletem em diminuição de quase 25% em reclamações sobre serviços em 2021

Na metade do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a demonstrar indícios de que as reclamações na categoria de telecomunicações encontravam-se em declínio em comparação ao ano de 2020.

De acordo com a Anatel, ainda no começo deste ano, a empresa evidenciou dados que certificaram que no ano de 2021, as reclamações realizadas pelos usuários dos serviços de telecomunicações caíram para uma porcentagem de 24,4% quando comparado ao ano de 2020.

Segundo os dados que a empresa divulgou, em 2020 foram feitas 2.949.334 reclamações com registro. Enquanto que em 2021, foram feitas 2.228.391 reclamações com registro. Totalizando uma diminuição de 720.943 queixas em cerca de 1 ano.

Acontece que, durante este tempo, aconteceram diversas melhorias na telecom para melhorar a experiência dos seus usuários em relação a sua conexão.

Por isso, confira a seguir, quais foram as medidas tomadas no setor de telecom para diminuir as reclamações dos seus serviços, como isso pode influenciar positivamente para o negócio dos donos dos provedores e o que esperar para este ano de 2022!

Boa leitura!

Quais são as melhorias mais recentes no setor de telecom?

Um dos principais motivos para a redução significativa das reclamações registradas, que foram apresentadas pela Anatel, se deve aos fortes investimentos executados na área através das operadoras de telecomunicações. De acordo com o diretor executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari:

O setor fechou o ano com essa expressiva marca: uma queda de mais de 20% no número de reclamações. Redução que vem seguindo a tendência registrada ao longo de 2021. Desde abril, registramos reduções acima de 20%. Resultado dos altos investimentos feitos pelas prestadoras.

Esses investimentos que Marcos Ferrari menciona, se refere a um valor de mais de R$: 25 bilhões, que foram feitos pela categoria de telecomunicações, no período de janeiro a setembro de 2021. Desse modo, comparando ao ano de 2020, todo esse investimento simboliza uma evolução de 4,8%.

Além disso, outra razão que também ajudou no declínio das reclamações foi a elaboração do projeto Não me Perturbe. Esse serviço trata-se de uma aplicação que autoriza o bloqueio de números que se relacionam a ofertas de telemarketing.

Diante disso, muitos usuários passaram a ter a chance de registrar o seu número de telefone, que, posteriormente, sai das centrais de vendas de telemarketing.

Como essa diminuição em números de reclamações pode influenciar na melhoria do negócio para os donos dos provedores?

Vale a pena ressaltar que todas essas melhorias na telecom não refletem de forma positiva apenas para o setor, sendo também, totalmente, benéficas para os donos dos provedores.

Visto que, com a redução das reclamações que os usuários registraram, muitos serviços também podem começar a ter contratação por mais pessoas. Além de ser um motivo para aumentar a quantidade de procura de futuros clientes.

De acordo com a Anatel, todos os serviços principais da categoria de telecomunicações demonstraram redução em relação às reclamações do ano de 2021, quando comparado com o de 2020. Segundo os dados:

  • Internet banda larga fixa apresentou queda de 26,7%, saindo de 764.075 reclamações para 560.036;
  • Telefonia móvel apresentou queda de 20,2%, saindo de 1.403.272 reclamações para 1.119.511;
  • TV por assinatura apresentou queda de 43,7%, saindo de 282.177 reclamações para 158.944.

Além disso, dezembro de 2021 foi um mês que apresentou a maior porcentagem de quedas de reclamações registradas, em comparação com dezembro de 2020. Com isso, a empresa relatou que houve a redução de 28,7% de reclamações, saindo de 214.212 para 152.685.

O que esperar para o ano de 2022?

Diante da constante evolução que está sendo apresentada pelos dados da Anatel, 2022 é um ano de muitas esperanças de que os serviços continuarão sofrendo melhorias e o número de reclamações registradas seguirão em declínio.

Além disso, com a pandemia causada pelo COVID-19, os serviços de comunicações passaram a estar ainda mais presentes no dia a dia das pessoas. Fazendo parte, inclusive, das ferramentas de trabalho de muitas empresas.

Com isso, a vida moderna está cada vez mais tecnológica e os serviços de telecomunicações estarão ainda mais presentes na rotina de muitos indivíduos.

Desse modo, é esperado que a Anatel continue elaborando projetos em busca de melhorias para o setor de telecom, e que os investimentos realizados pelas operadoras de telecomunicações se expandam ainda mais para o ano de 2022.

Conheça a Quero Internet! Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet, o seu ISP será visto pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você.

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz!

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO