Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Fiscalização de backhaul de fibra: como a ação afeta seu ISP

Fiscalização de backhaul de fibra: como a ação afeta seu ISP

A conexão 5G é assunto em todo o país. Dentre os preparativos para a implementação da tecnologia, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem tomando uma série de medidas que impactam no seu provedor. Uma delas, e talvez a mais importante, é a fiscalização das infraestruturas de backhaul de fibra.

O objetivo é identificar a infraestrutura existente para backhaul nos municípios, das estações responsáveis pelo escoamento do tráfego até o backbone. Afinal, a listagem inicial apresentava mais de 1600 municípios sem backhaul, destes, 620 municípios já foram reavaliados por possuírem a infraestrutura.

A ação foi iniciada em 2020 focada nas empresas com maior Backhaul próprio e segue sendo realizada em parcelas. Sendo assim, agora o desafio é alcançar as empresas de menor porte, que em sua maioria não tem um departamento focado nesta tarefa.

Neste artigo você vai encontrar tudo sobre a fiscalização das infraestruturas de backhaul e sobre a campanha de backhaul de fibra aplicada pela Abrint.

  • Para que servem estes dados
  • Fiscalização da Anatel
  • Como é feita a fiscalização de backhaul de fibra
  • Campanha Backhaul de fibra – Abrint

Para que servem estes dados

Para entrar no assunto, é importante destacar que muitos provedores locais possuem redes de fibra que estão fora do conhecimento da Anatel. Isso acontece por causa de dados desatualizados até atuação clandestina. 

Mas, informando esses dados, você ajuda para que não haja concorrência desleal entre empresas e que o dinheiro público não seja duplicado nestas regiões. Portanto, o investimento será exclusivo dos municípios que ainda não têm a infraestrutura, melhorando a conectividade do país.

Além disso, você evita que a Anatel inclua os municípios da sua área de cobertura como obrigações regulatórias no Leilão do 5G, protegendo provedores que atendem à região.

Fiscalização da Anatel

A ação teve início em fevereiro de 2020, através da publicação da Portaria n° 144. No anexo foi aprovado a verificação da infraestrutura da rede para Backhaul das prestadoras de telecomunicações.

Sendo assim, a fiscalização é feita em parcelas, tendo início com 150 empresas de todo o país. Os critérios usados para a escolha das empresas foi iniciar com aquelas que tinham o maior Backhaul de fibra próprio.

Posteriormente, em janeiro e em maio de 2021 foram lançadas novas listas de empresas para a fiscalização, com cerca de 50 empresas cada. As fiscalizações seguirão, até alcançar todos os provedores do país.

Como é feita a fiscalização de backhaul de fibra

A fiscalização é feita em três passos importantes e assegurados pelo Anexo da Portaria nº 144. São eles:

1. Verificação online

O fiscal responsável deve identificar online os elementos da rede e acessá-los para obter informações dos meios de transmissão, como por exemplo: tecnologias, rotas e capacidades. Abrangendo todos os pontos até a estação do município pertencente ao backbone do provedor.

2. Verificação presencial no provedor

Tendo levantado todos os elementos da rede, então o fiscal deve solicitar ao provedor todas as informações relacionadas à infraestrutura de atendimento do backhaul.

3. Verificação presencial da infraestrutura de backhaul

Por fim, o fiscal deve confirmar com o provedor quais as estações responsáveis pelo escoamento do tráfego e pedir a autorização para acompanhar a fiscalização em campo.

Concluindo, o processo se encerra com um relatório contendo todos os fatos analisados pelo fiscal durante a ação de fiscalização.

Campanha backhaul de fibra – Abrint

Enquanto isso, a Abrint criou uma campanha para incentivar que os provedores regionais atualizem suas informações, fazendo um levantamento dos municípios que já contam com infraestrutura de backhaul de fibra. A campanha está disponível em tempo real e é de fácil acesso.

Como fazer

Para participar da campanha é simples, basta acessar http://www.abrint.com.br/leilao5g/, escolher no mapa o estado e as cidades que seu provedor atende e digitar o seu CNPJ. No entanto, somente as empresas outorgadas pela Anatel estão aptas a participar.

Conheça a Quero Internet 

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. 

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO