Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Como usar a análise de dados para o crescimento do seu ISP

Como usar a análise de dados para o crescimento do seu ISP

Parte importante da gestão de um provedor de internet é pensar no crescimento da empresa. Mas você sabe como o seu produto – a internet – pode te ajudar com isso? O avanço tecnológico permitiu a análise de dados dos usuários, tornando- se uma tendência necessária para a sobrevivência de empresas no ramo da telecom.

Muitos programas foram criados com essa intenção, por exemplo as redes sociais entregam dados cruciais para entender seu público e o que ele espera de você. Neste artigo, você irá encontrar os principais tópicos deste assunto e conhecer um pouco mais da nossa dashboard, confira:

  • De onde vem os dados
  • Porque a análise de dados é importante para o seu provedor
  • Como a Quero Internet pode te ajudar
  • O que você encontra em nossa dashboard
  • Transformando dados em resultado

De onde vem os dados

Captar dados há 30 anos atrás seria uma demanda trabalhosa, envolveria um grupo trabalhando na captação de informações, usuário por usuário. Mas o cenário mudou, e hoje todas as pessoas online têm um próprio banco de dados, com as mais diversas informações, de maneira automatizada.

Isso é o que chamamos de Big Data, um conceito capaz de transformar empresas de todos os segmentos. O termo se refere a alta quantidade de dados obtidos através da interação com sites, lojas, cadastros, geolocalização, utilização de ferramentas e muitas outras fontes.

Mas, além de analisar a quantidade de dados, esse sistema se refere à interpretação deles. Transformando números em resultados reais para empresas de todo o mundo.

Para tornar mais próximo de você, um exemplo são as redes sociais, conexões online que coletam e analisam dados de maneira que seria impossível para um ser humano fazer manualmente.

Porque a análise de dados é importante para o seu provedor

São muitos os fatores que podem te ajudar a crescer como empresa: vendas, uma boa gestão de equipe, qualidade técnica, etc. Mas, mais importante que crescer, é saber em que direção está crescendo, e nisso, a análise de dados pode te ajudar.

Além de resultados financeiros e de produtividade da equipe, os provedores que usam a análise de dados de maneira estratégica podem explorar processos, controlar a qualidade de seus serviços e mensurar o retorno dos seus investimentos.

Ou seja, tudo o que faz seu provedor crescer e se consolidar pode ser medido. Portanto, adotar a análise de dados permitirá que você comece a crescer do jeito certo. Analisando seus erros e acertos e também os da sua concorrência como aprendizado.

Confira aqui o Guia dos indicadores de performance para provedores de internet, uma material completo para você se guiar na jornada dos dados, produzido por nossos parceiros MK Solutions.

Como a Quero Internet pode te ajudar

Se você ainda não sabe, nós somos um buscador de provedores. Em nosso site, usuários interessados em contratar internet usam sua localização em tempo real (GPS) ou endereço para encontrar os provedores locais que atendem a sua região.

Mas nossa atuação não para por ai. Além disso, entregamos aos provedores cadastrados uma série de dados exclusivos sobre as mais de 20 mil buscas que recebemos todos os meses em nosso site.

Estes dados ajudam nossos parceiros a tomar decisões estratégicas, encontrar possíveis falhas em seus processos gerenciais ou de atendimento e oportunidades de crescimento. Por isso, neste artigo vamos te mostrar que dados são esses e como eles podem te ajudar!

O que você encontra em nossa dashboard

Aos nossos parceiros entregamos uma dashboard completa, com insights exclusivos sobre os mais de 20 mil usuários que buscam em nossa plataforma. Acima de tudo, o objetivo é que esses dados possam ser usados de forma estratégica, visando o crescimento dos ISPs.

Veja alguns dos dados que você encontra em nossa dashboard:

  • O número de vezes em que você foi visualizado
  • Quais os canais de atendimento mais acessados
  • O servidor de origem do usuário que realizou a busca
  • A localização para onde este usuário deseja contratar internet
  • Ranking de regiões onde os usuários mais encontraram seu provedor
  • Regiões onde as buscas estão acontecendo em nosso site

Transformando dados em resultado

Em nossa dashboard ou nos dados de outras plataformas – como por exemplo, nas redes sociais – você encontra dados cruciais para o seu negócio. A aplicação destes dados a uma estratégia é o passo mais importante. Por isso, vamos dar alguns exemplos de como você pode usar estes dados.

Número de acessos

Este é o número mais importante para as suas ações de marketing. Acessos de usuários, visualizações, usuários pagantes, são provas sociais de que seus serviços são eficientes e de qualidade. Sendo assim, nas redes sociais um público engajado te trará visibilidade e novos usuários.

Por outro lado, em nossa plataforma este número demonstra a quantidade de vezes em que você foi visto através do nosso buscador.

Portanto, um alto número pode significar uma alta demanda na região. Já um baixo número significa que a sua região não está preparada para este tipo de comunicação e outras ações devem ser feitas (off-line, divulgação de mídia paga própria, etc).

Canais de atendimento

Identificando os canais de atendimento mais clicados você pode investir em ações nestas plataformas. Além disso, pode aplicar melhorias nestes canais, como contratar funcionários mais capacitados, chatbot ou CRM.

Um baixo número de acessos em um canal específico pode alertar para um problema no atendimento/ferramenta, ou uma tendência para a sua região e serviço. Por exemplo, na cidade de Petrolina/PE, devido às características geográficas e culturais, os usuários preferem falar pelo telefone com um atendente.

Servidor de origem

Você sabia que pelo seu acesso é possível identificar qual o servidor de origem? Isso mesmo. Quando você entra no site está dando informações suficientes para identificar qual o provedor usado para acessar a internet. Esse dado pode te ajudar na retenção de clientes que estão pensando em contratar outro provedor.

Por exemplo, uma região que você atende está com um alto número dos seus clientes buscando outros provedores, isso pode salientar um problema técnico do seu provedor. Você pode tomar medidas preventivas para evitar a perda destes assinantes.

Este dado também serve como uma oportunidade quando os assinantes do seu concorrente buscam um novo provedor na sua região de atendimento. Portanto, é hora de investir em panfletagem, carro de som e outras ações que marquem a sua presença naquela região.

Localização

Use as localizações das buscas para identificar regiões que você já atende e que tem mais usuários que buscam por internet. Isso é um alerta para uma região que pode ser melhor aproveitada.

Enquanto isso, as buscas próximas a rua área de cobertura são pontos de fácil investimento, para a expansão da rede do seu ISP.

Conheça a Quero Internet 

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. 

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO