Blog

As dicas que seu ISP precisa, na palma da sua mão :)
Futuro está no campo: a importância da internet para área rural

Futuro está no campo: a importância da internet para área rural

Se tem algo que vemos por aqui todos os dias, são usuários vindos através das redes sociais ou plataforma pedindo por provedores de internet que atendam às áreas rurais. Mas, além dos usos cotidianos, você sabe qual a importância da internet para área rural?

Das milhares de vidas envolvidas ao alimento que chega a sua mesa, tudo está conectado e apesar dos mais de 11 mil provedores homologados pela a Anatel, basta botar o pé na estrada para perceber a falta de conectividade em muitos pontos.

Segundo o último censo agropecuário, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das 5 milhões de propriedades rurais brasileiras, 72% não têm acesso à internet. Isso faz das áreas rurais uma necessidade e também uma oportunidade. Por isso, neste artigo vamos abordar:

  • A importância da internet para área rural
  • Distribuição da internet nas áreas rurais
  • Como aproveitar essa oportunidade

A importância da internet para área rural

A internet para área rural representa um futuro promissor, com melhorias para as famílias e mais eficiência na produtividade do campo. Ou seja, além dos usos cotidianos com educação e comunicação, a internet já aponta uma série de melhorias tecnológicas na produção agrícola.

Em pesquisa realizada pela Embrapa, Sebrae e Inpe, 84% dos agricultores brasileiros afirmaram usar ao menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio na produção agrícola. Da venda online a tecnologia de ponta, a internet pode facilitar as principais necessidades do produtor rural. Por exemplo, na identificação da demanda por irrigação, diagnóstico da lavoura com o uso de drones, implantação de estufas inteligentes, entre outros.

Portanto, o impacto das ações realizadas através da internet na agricultura auxilia a reduzir custos, além de ser uma porta para novos negócios e contatos.

Distribuição da internet nas áreas rurais

Apesar da internet ter se mostrado uma necessidade, 72% das propriedades rurais brasileiras não têm acesso à internet. Em suma, pequenos produtores rurais, que ficam impossibilitados de alavancar seus negócios e produção através da conexão on-line.

A falta de conexão interfere na vida dos trabalhadores, tornando difícil o acesso às tecnologias de trabalho, educação e comunicação. Da mesma forma, a falta de acesso está diretamente relacionada à dificuldade na contratação de mão de obra e na ampliação do êxodo rural.

Entre as dificuldades de estabelecer uma rede de acesso nestes lugares, destacam-se:

  • A infraestrutura das redes
  • A divulgação dos provedores aos usuários
  • A falta de informações dos pequenos provedores na hora de saber para onde expandir

Sendo assim, a tecnologia que mais cresce nas regiões rurais é a conexão via satélite. Devido a infraestrutura de distribuição. Mas as novas conexões 5G prometem mudar esse cenário, facilitando a conexão por todo o país.

Como aproveitar essa oportunidade

A necessidade da conexão nas áreas rurais é uma oportunidade para os mais de 11 mil provedores do Brasil, e para aqueles que pretendem investir na área. Sendo assim, para abordar o assunto vamos esclarecer as principais dificuldades atuais e como elas podem ser contornadas para se fazer das áreas rurais, suas áreas de cobertura.

A infraestrutura das redes

Como já abordamos no texto, a conexão via satélite tem um destaque especial nas áreas rurais, apesar de não ser tão estável e confiável quanto a conexão via fibra ou cabo, ela atende bem às regiões mais remotas.

No entanto, a implementação do 5G promete uma maior cobertura da telefonia móvel, atendendo as áreas mais afastadas, levando em consideração que o governo pretende incluir a obrigatoriedade de expandir a conectividade no leilão.

É importante destacar que há espaço para os provedores que desejam participar do leilão 5G, existe um lote na faixa de 3,5 GHz exclusivo para provedores de pequeno porte. Enquanto isso, Anatel e Abrint estão trabalhando para a atualização dos municípios com backhaul de fibra, atualização importante para garantir uma concorrência justa.

A divulgação dos provedores aos usuários

A internet se provou uma ótima ferramenta para a divulgação de serviços, inclusive dos serviços de internet. No entanto, alcançar os usuários da área rural através das redes sociais pode ser uma dificuldade, afinal de contas eles não estão há todo o momento conectados, rodando o feed.

Nesse caso o investimento em divulgação deve ser aplicado às ações de busca, desde buscadores gerais como o Google, até ferramentas voltadas apenas para provedores de internet. Assim os usuários poderão te encontrar no momento em que estão buscando um serviço de internet.

Um exemplo é a Quero Internet. Em nossa plataforma, usuários interessados em contratar um serviço de internet encontram os provedores disponíveis na sua região.

A falta de informações dos pequenos provedores na hora de saber para onde expandir

Conhecendo a demanda da sua área de cobertura e entorno é possível prever crescimento para as regiões mais necessitadas. Mas, para ter acesso a essas informações é preciso usar programas que apresentem os números de busca por internet em cada região.

Em nossa plataforma os provedores recebem uma dashboard completa, com as buscas realizadas em todo o país. Este dado pode ser usado na hora de expandir a sua área de cobertura identificando as áreas mais buscadas próximas de você.

Conheça a Quero Internet 

Imagina se todas as pessoas que estão dentro da sua área de cobertura encontrassem o seu provedor e chegassem aos seus canais de venda. Com a Quero Internet isso se torna uma realidade!

Na Quero Internet o seu ISP será encontrado pelos usuários interessados em internet dentro da sua área de cobertura. Além disso, também garantimos uma dashboard completa com informações de quantas vezes visualizaram sua empresa, quais os canais de vendas mais acessados e quais os endereços em que buscaram por você. 

Quer saber mais? Acesse provedor.querointernet.net escolha o seu plano, faça o seu cadastro e desenhe o seu kmz.

Quer ter mais chances de vendas?

Cadastre seu ISP e seja um parceiro da Quero Internet!
MENU
Contratar
CONTATO